Congresso Brasileiro de Ornitologia

Submissão de resumos


INSTRUÇÕES DE SUBMISSÃO DE RESUMO

 

a. Após a realização da inscrição, fazer login para acessar a ÁREA DO/A CONGRESSISTA e acessar o menu “Inscrições Científicas” > “Trabalhos”. Neste link, o inscrito deve selecionar o indicativo de Resumos para iniciar uma submissão.

b. Atente-se ao preenchimento de todos os campos no formulário de submissão, conforme normas apresentadas abaixo.

c. Os resumos deverão ser apresentados conforme as seguintes recomendações:

d. Tipo de apresentação: selecionar a opção correspondente (Pôster/ Apresentação Oral)

e. Título: limitado a 100 caracteres. 

f. Corpo do texto: máximo de 250 palavras (excluindo desta contagem as informações inseridas nos outros campos). Colocar nomes científicos de espécies em itálico. O resumo deve ser escrito em um único parágrafo e apresentar introdução, objetivo(s), métodos, resultados, discussão e conclusão do trabalho de forma clara e concisa. Não é necessário apresentar resultados numéricos de análises estatísticas como valores de p, graus de liberdade, variância etc.

g. Financiadores: acrescentar nome das agências financiadoras, patrocínios, apoios, etc., se houver. Se não houver, preencha com "N/A".

h. Palavras-chave: indicar até 3 palavras-chave, separadas por ponto-vírgula (";"). Não repetir palavras presentes no título.

i. Área temática: Por favor, indique a área relacionada à sua apresentação. 

  • Bioacústica
  • Comportamento
  • Conservação
  • Ecologia de Comunidades ou Populações
  • Ecologia Urbana
  • Ecotoxicologia
  • Evolução, Sistemática ou taxonomia
  • História natural, História de vida ou Ciclo de Vida
  • Migração
  • Mudanças climáticas
  • Técnicas de campo ou de Coleções
  • Modelagem ecológica
  • Outros

 

Os resumos devem ser enviados em português; no entanto, serão aceitos resumos em espanhol ou inglês (lembre-se de que as apresentações devem ser feitas preferencialmente em português e, no caso de estrangeiros, em espanhol ou inglês com textos em português (ficaremos felizes em prestar assistência, se necessária, às apresentações de estrangeiros).

Em geral, os participantes poderão ser o autor apresentador (primeiro autor) de apenas uma (1) apresentação em sessão oral (comunicação oral, simpósio ou mesa-redonda) ou, pôster. No caso de apresentação oral, o autor apresentador deve ser obrigatoriamente o primeiro autor da pesquisa apresentada.

O comitê científico reserva-se o direito de tomar as decisões finais sobre as apresentações (nas sessões oral, poster, simpósio, mesa-redonda) e entrará em contato com o autor em caso de dúvidas.

Os resumos deverão ser enviados impreterivelmente até 27 de abril de 2025 (domingo) às 24 horas. A inscrição não é obrigatória no momento do envio do resumo, mas é necessário que seja realizada até o final do lote 2 (10/06/2025). Participantes que enviarem resumos e não se inscreverem no Evento até essa data não terão seus resumos avaliados ou aceitos.
Todos os participantes interessados em participar da programação científica, inclusive os convidados deverão submeter os seus resumos, até a data de 27/04. Resumos fora dasnormas serão automaticamente desconsiderados para Avaliação em qualquer sessão.

 

INSTRUÇÕES DE FORMATAÇÃO DE RESUMO

 

Título:
Deve ser claro e conciso até 100 caracteres, sem qualquer formatação ou uso de caracteres maiúsculos a não ser na primeira letra do título, ou nomes próprios. Exemplo: Biologia reprodutiva de ... e não Biologia Reprodutiva de, ou BIOLOGIA REPRODUTIVA DE...

Evite nomes vernáculos para espécies e use o nome científico como recomendado pelo Comitê de Nomenclatura Zoológica. No caso de uso de outras categorias taxonômicas use a Primeira letra maiúscula (e.g. Tinamidae, Anseriformes...)
Corpo do resumo:
O corpo do resumo deve conter as seguintes informações em até 250 palavras:


Conteúdo:

  • Informação introdutória com menção clara dos objetivos da investigação/projeto;
  • Uma breve descrição dos métodos utilizados, uma apresentação dos
    resultados/conclusões primárias e/ou resultados/conclusões primárias esperados;
  • Uma conclusão menção da aplicação mais ampla das conclusões no campo de
    domínio. Esta pode se basear em resultados previstos se o projeto ainda não estiver
    concluído.

Forma:

  • Os nomes científicos devem estar em itálico;
  • Evite o uso de abreviaturas;
  • Evite citação de referências no resumo, a menos que seja absolutamente necessário;
  • Use a letra “n” para o tamanho da amostra (exemplo, n=50);
  • Use o sistema métrico para representar todas as medidas (por exemplo, metro = m,
    centímetro = cm);
  • Escreva os números até 10 (<10: nove, quatro, >10: 15, 20, 23);
  • Não use qualquer formatação, como texto justificado, espaços, parágrafos, no resumo;
  • Não inclua tabelas e gráficos.